Logo_somente marca.jpg
Salada e Vinho

Os Gastronômicos 

Os 2 vinhos do kit Os Gastronômicos de junho/2020 são da mesma vinícola brasileira: Villaggio Grando.

 

Localizada em Santa Catarina, o Villaggio Grando produz vinhos de altitude, já que seus vinhedos estão localizados na região vitivinícola mais alta do Brasil, a cerca de 1.300 metros sobre o nível do mar. Abrange às cidades de São Joaquim e Urubici, as mais gélidas do país!

 

As primeiras mudas vieram da França e foram plantadas em 1998, quando se iniciou um trabalho de pesquisa e adaptação de castas europeias coordenado pela Universidade de Bordeaux.

 

Hoje são mais de 100 variedades plantadas em 5 hectares, diariamente controladas e estudadas. Para a produção de vinhos, a vinícola conta com 45 hectares e produz cerca de 260.000 garrafas por ano, uma produção considerada ainda pequena para o Brasil.

 

O vinho branco Chardonnay 2019 é produzido nos campos de altitude da Serra Catarinense, a cerca de 1300 metros sobre o nível do mar.

Este vinho é um varietal, pois é feito apenas com uma casta: a francesa Chardonnay. Ele estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês novas, o que trouxe a complexidade que esse vinho apresenta em taça.

 

É um vinho complexo, untuoso e muito aromático. A cada gole, um novo sabor se mostra presente. E esse longo estágio em barrica (longo para um vinho branco) não o deixa enjoativo, pois o clima de altitude dos vinhedos traz uma boa acidez a esse vinho. Ele é muito equilibrado, persistente em boca e delicioso.

 

Um vinho branco que combina perfeitamente com dias frios e harmoniza muito bem com queijos, especialmente com fondue.

Outros pratos que acompanham esse vinho são peixes e frutos do mar com molhos amanteigados ou cremosos, ou ainda uma boa comida indiana ou tailandesa picante, com bastante curry.

Innominabile é, sem dúvida, o vinho mais emblemático e especial da Villaggio Grando.

Sua primeira produção foi feita em 2004 para homenagear o fundador da vinícola. Foram selecionadas as 7 melhores castas da propriedade: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Petit Verdot e Marselan.

 

Depois de pronto, o vinho passa por um longo estágio de 18 meses em barricas produzidas com carvalho francês de 3 bosques distintos. Tudo para agregar complexidade ao vinho.

Além disso, ele só é produzido em anos especiais – este é o Lote VII. A primeira safra foi em 2004 e a última em 2014, não havendo produção em 2011 e 2013.

 

Outro fato curioso, que torna esse vinho único, é que a cada ano o enólogo separa 20% do vinho produzido para acrescentar às safras futuras.

 

Isso quer dizer que não podemos definir de que safra esta garrafa é, já que dentro dela temos um vinho 80% vindo de safras anteriores, desde 2004, e 20% da última safra.

É mesmo um vinho icônico e para ser apreciado com calma! Se puder deixá-lo decantando por pelo menos 1 hora, ele se mostrará ainda mais interessante.

Pratos fortes e marcantes são recomendados para acompanhá-lo. Carne vermelha ou de caça, ou carnes com molhos fortes. Pratos com cogumelos também são uma ótima pedida. E se quiser inovar, prove-o com chocolate bem amargo - não irá se arrepender.

# DICA DA CLAUDIA

Para melhor aproveitar seu vinho tinto, ele não precisa ser consumido gelado. Na verdade, o frio em excesso vai deixar seu vinho muito adstringente, causando uma sensação desconfortável de "amarrar a boca" (como ao comer um caqui verde).

Assim, basta resfriá-lo na geladeira por cerca de 30 minutos antes de consumir.

Quanto ao vinho branco, pode guardá-lo na geladeira sem problemas. E por ser bastante encorpado e complexo, evite refrigerá-lo no freezer. O excesso de frio também esconde os deliciosos sabores do vinho!

QUER APRENDER MAIS SOBRE VINHOS?

Siga-nos nas redes sociais ou envie uma mensagem para saber mais sobre nossos cursos online abertos nesse momento.

Deixe sua mensagem aqui
np_iphone_2290305_671E3A.png
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

+55 11 95369-7513

np_email_1569998_671E3A.png

claudiamelowines@gmail.com