Logo_somente marca.jpg
Salada e Vinho

Os Gastronômicos 

O vinho branco Mataojo, da vinícola uruguaia de mesmo nome, é um dos vinhos mais incríveis que provei nos últimos meses


Com produção média de 60 mil garrafas por ano, a jovem Mataojo, fundada em 2007 e localizada a cerca de 100 quilômetros de Montevidéu, aposta no cultivo e vinificação de seis variedades viníferas, dentre elas a estrela Albariño, que origina esse vinho.

Esta uva, conhecida em Portugal como Alvarinho, dá vida a vinhos brancos frescos e muito aromáticos. Ela foi trazida para o continente sul-americano nos anos 1950 por imigrantes espanhóis da Galícia. Nos últimos anos, vinhos uruguaios desta casta têm recebido atenção da crítica especializada.

 

Este rótulo do Uruguai, da safra 2019, é um vinho mais encorpado e persistente, com muitos aromas florais e de frutas brancas, além de uma mineralidade marcante. É perfeito para ser apreciado em um delicioso almoço.

É um vinho que acompanha muito bem peixes grelhados ou assados na brasa, frutos do mar no bafo, queijos de pasta mole, como brie e camembert, aves assadas com batatas no alecrim, além de massas com molhos brancos ou risotos de aspargos.

Gran Reserva Tarapacá Merlot é um maravilhoso vinho tinto da renomada vinícola - e tão amada pelos brasileiros - Viña Tarapacá.

 

Esta linha de vinhos, que vem em uma bela garrafa estilo Borgonha com a marca impressa em alto relevo, revela a essência do terroir da Fazenda El Rosario, no Valle del Maipo, Chile. São vinhos de alta gama, elaborados com rigor e muito conhecimento..

Um vinho da safra 2017, de corpo médio, alta acidez e bastante elegante, este tinto é feito 85% a partir da casta Merlot e 15% de Syrah. Grande parte do vinho (80%) estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês, enquanto os 20% restantes apenas em tanques de aço inox.

Este vinho é perfeito para apreciadores de Merlot e de um vinho intenso - 30 minutos em um decanter irá ajudar a diminuir seu teor alcoólico - e também para acompanhar pratos com carne vermelha ou com molho vermelho. 

 

Aposte em pratos com carne de porco ou carne vermelha assada, massas com molho vermelho ou molho de ragu de linguiça. Também acompanha pratos de charcutaria e queijos mais amarelados, de massa semiduras.

# DICA DA CLAUDIA

Neste kit temos 2 vinhos de estilos bem diferentes: um branco aromático e um tinto intenso. Este branco não deve ser servido super gelado, mas sim a uma temperatura em torno de 8 a 10 graus. Quanto mais frio o vinho, mais seus sabores são mascarados - e no caso desse Albariño, não queremos isso.

Já o Merlot Gran Reserva, por ter um bom teor alcoólico, vai se beneficiar de 30 minutos em um decanter. Mas lembre-se, isso não é obrigatório!

QUER APRENDER MAIS SOBRE VINHOS?

Siga-nos nas redes sociais ou envie uma mensagem para saber mais sobre nossos cursos online abertos nesse momento.

np_iphone_2290305_671E3A.png
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

+55 11 95369-7513

np_email_1569998_671E3A.png

claudia@claudiamelowines.com.br